terça-feira, janeiro 31, 2023
InícioConstruçãoTipos de telhas: Saiba quais são as mais comuns

Tipos de telhas: Saiba quais são as mais comuns

Tipos de telhas: Saiba quais são as mais comuns

As telhas são umas das principais preocupações de um arquiteto ou engenheiro responsável pela obra. Isso se deve ao fato de que as telhas são itens de extrema importância para a estrutura do telhado e precisam atender aos requisitos técnicos exigidos pelas normas de construção.

Além disso, as telhas também influenciam na estética da obra, afinal, são elas que dão o acabamento final ao telhado. Por isso, é importante escolher um modelo de telha que combine com o estilo arquitetônico do imóvel.

No entanto, para que a escolha da telha seja feita de forma correta, é preciso levar em consideração alguns fatores, como o clima da região, a inclinação do telhado e o tipo de madeira utilizada na estrutura. A seguir, listamos alguns dos principais tipos de telhas disponíveis no mercado para auxiliálo na hora de escolher o modelo ideal para a sua obra.

RELACIONADOS:

Telhas de barro

As telhas de barro são os modelos mais tradicionais e são bastante utilizadas em obras de construção civil.

Elas são produzidas a partir da argila e, por isso, são extremamente duráveis. Além disso, as telhas de barro também são bastante resistentes ao fogo e às intempéries.

A principal desvantagem das telhas de barro é o seu peso, o que pode dificultar a sua instalação. Outro ponto negativo é o fato de que elas são bastante sensíveis às variações de temperatura e, por isso, podem se expandir ou contrair com o tempo.

Telhas de fibrocimento

As telhas de fibrocimento são fabricadas a partir da mistura de cimento, areia e fibras de polipropileno. Elas são bastante leves e, por isso, são fáceis de instalar.

Além disso, as telhas de fibrocimento também são bastante resistentes às intempéries e às variações de temperatura.

A principal vantagem das telhas de fibrocimento é o seu baixo custo. No entanto, elas também apresentam algumas desvantagens, como a dificuldade de serem cortadas e a baixa resistência ao fogo.

Telhas de concreto

As telhas de concreto são produzidas a partir da mistura de cimento, areia e água. Elas são bastante pesadas e, por isso, não são muito indicadas para telhados com grandes inclinações.

Além disso, as telhas de concreto também são bastante sensíveis às variações de temperatura e podem se expandir ou contrair com o tempo.

A principal vantagem das telhas de concreto é a sua durabilidade. No entanto, elas também apresentam algumas desvantagens, como o seu peso e o fato de serem bastante frágeis.

Cobertura de metal

As telhas de metal são produzidas a partir do aço galvanizado ou do alumínio. Elas são bem leves e, por isso, são fáceis de instalar.

Além disso, as telhas de metal também são bastante resistentes às intempéries e às variações de temperatura.

A principal vantagem das telhas de metal é a sua durabilidade. No entanto, elas também apresentam algumas desvantagens, como o fato de serem bastante condutoras de calor e de ruído.

Cobertura de vidro

As telhas de vidro são fabricadas a partir do vidro temperado. Elas são bastante leves e, por isso, são fáceis de instalar. Além disso, as telhas de vidro também são bastante resistentes às intempéries e às variações de temperatura.

A principal vantagem das telhas de vidro é a sua estética. No entanto, elas também apresentam algumas desvantagens, como o fato de serem bastante frágeis e de deixarem a casa mais quente no verão.

Dário Ferreira
Dário Ferreira
Editor, Social Media, Ad-maker e Publisher.

Posts em Destaques

favoritos

Redes Sociais

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
1,488SeguidoresSeguir
2SeguidoresSeguir